A Cama na Varanda

Resumo Alargado do Livro A Cama na Varanda da Autora Regina Navarro Lins

Um dos maiores fenómenos editoriais dos anos 90, A Cama na Varanda discute de modo revolucionário a história sexual humana, da valorização da mulher na Antiguidade ao surgimento do patriarcado e às novas normas sociais.

Conciliando a sua experiência como psicanalista e sexóloga, a autora Regina Navarro Lins apresenta uma combinação de levantamento histórico e exemplos do dia-a-dia que se tornou referência nos estudos sobre o comportamento humano sexual e afetivo.

Na nova edição do livro, A cama na varanda, revista e ampliada, a autora, Regina Navarro Lins, usou o que ouviu em 34 anos de consultório para decretar o fim do casamento tal como o conhecemos. E faz um alerta sobre o que pensa ser um novo caso de saúde pública: a falta de sexo para mulheres maduras. Segundo a autora, em dez anos novas tendências surgiram. A idéia de amor romântico, idealizado, que prega só ser possível amar uma pessoa de cada vez, está saindo de cena e levando consigo a exigência de exclusividade. Daqui há algum tempo, segundo a sexóloga, será muito mais comum o poliamor. A autora afirma que o que faz é ler os sinais.

Regina Nabarro diz que quando entrou para a faculdade, em 68, todo mundo era virgem. Ninguém acreditaria que em poucas décadas nenhuma mulher se casaria virgem. Ela afirma que a exclusividade sexual sempre foi uma ficção. E que as relações extraconjugais são super comuns. Diz ainda que relações sexuais fora do casamento nada tem a ver com traição. “Não é natural ficar muitos anos sentindo tesão por uma só pessoa. Isso não existe”. “O fato de ter relações sexuais com outra pessoa não significa que deixamos de amar o nosso parceiro”.

A autora Regina Navarro, afirma que uma relação monogâmica é rara no mundo animal. Segundo Regina, todos gostamos de variar, mas isso não significa que amamos menos os nossos parceiros.

 A Cama na Varanda

Índice do livro A Cama na Varanda – Arejando as Nossas Ideias a Respeito de Amor e Sexo

“Resumo do 1º Capítulo – O Passado distante – Livro A Cama na Varanda”

“Resumo do 2º Capítulo – Amor – Livro A Cama na Varanda”

“Resumo da Primeira Parte do 3º Capítulo – Casamento – Livro A Cama na Varanda”

“Resumo da Segunda Parte do 3º Capítulo – Casamento – Livro A Cama na Varanda”

“Resumo da Primeira Parte do 4º Capítulo – Sexo – Livro A Cama na Varanda”

“Resumo da Segunda Parte do 4º Capítulo – Sexo – Livro A Cama na Varanda”

“Resumo do 5º Capítulo – Conclusão da Autora – Livro A Cama na Varanda”

10

Sem comentários

Já leu? Gostou? Não gostou? Deixe-nos a sua opinião.